sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pavilhão das Artes traz ‘Papéis Trocados’ no fim de semana


Quem optou pelo teatro no fim de semana tem uma ótima pedida para assistir no Pavilhão das Artes neste sábado e domingo (1º e 02.09). Trata-se da peça “Papéis Trocados”, em comemoração aos cem anos e à densa dramartugia da linha teatral de Nélson Rodrigues. Ambas as apresentações serão às 20h10, quem realiza é a companhia Entrevia de Teatro. Conforme os realizadores, o texto faz com que os atores cheguem ao ápice dentro de si. “A sensação é que o caos da vida nos pede para que todos vivam seus sonhos e suas realizações”, explicam.
O espetáculo traz o conflito de uma família acertando suas contas, culpas, cobranças, perdas e sonhos. Mostra a relação conflitante entre dois irmãos, Kauan e William, filhos de um mecânico provinciano, por influência a um só tempo do espírito libertário do pai comunista e de um forasteiro hippie que acampou na cidade. William, o filho mais velho, fugiu de casa levando todas as economias da família e ganhou o mundo. O pai morreu de desgosto e o irmão mais novo Kauan manteve em funcionamento a oficina de motos dentro da residência e casou com a ex-namorada do irmão, Vera, que tenta construir a sua vida num cerco, onde não vê muita saída.
A mãe é uma dona de casa que cultiva a memória do falecido marido e a esperança do retorno do filho mais velho, William. Para o outro irmão, o mais novo, restou: a aldeia, a sucessão na gerência da família e o sonho de montar uma moto, mas uma peça desta moto está em falta no mercado.
Quando William retorna à família, já um escritor de sucesso no exterior, carente de suas referências de formação, descobre que seu pai morreu e reencontra Vera, sua ex-namorada e atual esposa de Kauan. Todos buscam transcender os limites da alma e do corpo em busca de um sonho muito além dos limites da realidade.
Para os atores, não foi nada fácil conciliar o tempo e a vontade de realizar um sonho esmaecido, que aflorou nas veias de cada um e o fervor de mostrar os sentimentos mais profundos, esquecidos dentro de cada ser. Entre o amor, compreensão e desejos contidos em seu tempo de vida, não deixaram cair por terra toda verdade que deveria chegar ao palco.
O sofrimento da produção para se conter e repensar cada peça desse quebra-cabeça, que precisa deixar tudo dentro do contexto fiel e, ao mesmo tempo, cênico, num momento atemporal. Uma palavra forte e concisa: direção. Foi o que os fez irem mais além, para mostrar e ensinar todo o caminho percorrido, passo a passo de cada palavra, ato e interpretação.
Paulo Fábio, ator e diretor, foi quem passou para os atores a certeza de que tudo é possível. “Acompanhei todo o processo de criação e construção de personagem, tentando levar a verossimilhança, a verdade cênica”, explicou.
Todos os ensaios foram realizados no fundo de um quintal, na casa de um dos atores, onde os objetos cênicos e adereços irão fazer parte do cenário. A construção do cenário envolveu toda a equipe da companhia para chegar a uma apresentação a contento do diretor e, principalmente, pensando numa visão geral e crítica do público. Várias peças de moto foram coletadas para chegar cenicamente a uma oficina mecânica. Na cozinha foram inseridos objetos utilizados comumente em lares interioranos. A iluminação e a trilha pesquisada fazem uma conexão deslumbrante no tom e brilho do contexto da trama.
Apoio
A peça teve o apoio cultural da Secretaria de Estado de Cultura, através do Pavilhão das Artes, Fortinox, Hiald Iluminação, Lúcio Som, Gráfica Defanti, Zoi Motos, IDM Informática, Cuiabá Cartucho, Teatro Termômetro e Cia Cena Onze de Teatro.
A adaptação do texto foi de Marcos Alessandro. A supervisão do texto: Joilson Francon. No elenco: Marcos Alessandro (Kauan); Marcondes Araujo (William); Núbia Araujo (Vera); Clélia Gattaz (Cristina). Figurino e trilha de: Entrevia de Teatro, Joilson Francon, Paulo Fábio. Concepção da iluminação: Lourivaldo Rodrigues e operador de iluminação: Carlos Marlon. Operador de sonoplastia foi: Ronildo e Contrarregras: Fátima Jabur e Anderson Nobre. Maquiagem, cenário, fotos e arte: Entrevia de Teatro.
Serviço: Quando: 1º e 02 de setembro de 2012
Onde: Pavilhão das Artes
Que horas: 20h10
Quanto: R$ 20 (inteiro) R$ 10 (meia)

ADRIANA NASCIMENTO
Assessoria/SEC-MT com Entrevia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.