sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Prazo de novos proponentes culturais termina nesta sexta-feira


Os interessados em realizar ações culturais através da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT), por meio da Coordenadoria de Ações Artístico-Culturais, têm até esta sexta-feira (31.08) para se inscrever ao edital 01/CAAC/SEC/2012, aberto desde 14 de agosto. O processo visa cadastrar novos proponentes para a realização de atividades artístico-culturais voltadas à promoção da difusão, do intercâmbio e do fomento da Cultura no Estado, nos segmentos: literatura, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, música, humanidades e patrimônio.

O edital está dividido em quatro Modalidades: Apresentação Artística, Apresentação Cultural, Capacitação, e Serviços. Entende-se por Modalidade de Apresentação Artística: ARTES CÊNICAS (espetáculos teatrais e de dança, cenas curtas, esquetes, performances, e números circenses); ARTES VISUAIS (exposições, produção artística e publicação de impressos e digitais); AUDIOVISUAL (Projeções, exibições de filmes, vídeoinstalação e videoperformances); LITERATURA (pequenas edições, saraus literários, lançamentos de livros e recitais); MÚSICA (apresentações musicais solo, duplas e grupos musicais, coral e orquestra).
Na Modalidade de Apresentação Cultural podem se inscrever os eventos de estímulo e promoção da diversidade cultural e étnica do Estado, bem como a promoção do patrimônio material e imaterial. No segmento HUMANIDADES estão contemplados pequenos eventos de promoção da diversidade cultural como: feiras, encontros, comemorações e festivais; como PATRIMÔNIO, pequenos eventos de promoção do patrimônio material e imaterial do Estado como festas, datas comemorativas ou tradicionais, apresentações de dança e/ou música.
Na Modalidade de Capacitação serão inseridas as ações de caráter didático, cujo foco seja a formação dos participantes. Desta modalidade participam todos os segmentos: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música, humanidades e patrimônio. São entendidos como ações de formação Simpósios, Colóquios, Palestras, oficinas, Cursos de curta, média e longa duração, Ciclos de Debates, Workshops, Videoconferências e outras atividades afins.
Na Modalidade de Serviços estarão as ações que visam fornecer apoio às produções artístico-culturais, que são de caráter técnico. Compreende-se como Modalidade de Serviços: cenografia, cerimonial, sonorização, iluminação, curadoria, artes gráficas, webdesigner, cinegrafista, fotógrafo, trilha sonora, direção de evento, edição audiovisual, coquetel, maquiador, biblioteconomista, assessoria de imprensa, arquivista, afinador, eletricista, marceneiro, serralheiro, serviços de frete, restaurador, moldureiro e serviços gerais.
Esta seleção destina-se à concessão de recursos financeiros para o custeio de profissionais da Cultura, das Artes (artistas, produtores, técnicos que atuam nas artes visuais, artes cênicas, audiovisual, música e literatura) e entidades sem finalidade lucrativa, de natureza cultural de Mato Grosso e de outros estados brasileiros para a participação em ações realizadas ou apoiadas pela Secretaria de Estado de Cultura no Estado de Mato Grosso nas Modalidades de Apresentação Artística, Apresentação Cultural, Capacitação e Serviços.
Propostas
Serão considerados para as finalidades do edital os profissionais que prestem serviços nas áreas artísticas culturais de artes, como produtores culturais, artistas, técnicos, dirigentes de associações sem fins lucrativos com finalidade cultural/artística. Cada proponente poderá se cadastrar em qualquer modalidade disponível no Edital, bem como em todos os segmentos em que atua profissionalmente. 
Links do edital em matéria já divulgada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.