segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Para aquecer as artes do Centro-Oeste

Do Diário de Cuiabá

Está chegando uma novidade para as artes plásticas de Mato Grosso. Chegou o Prêmio Jovem Arte Mato-grossense, uma iniciativa de produtores independentes, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Mato Grosso, que será sediado em Cuiabá, entre os dias 20 de setembro e 20 de outubro no Pavilhão das Artes no Palácio da Instrução. 
O evento tem como objetivo reunir propostas de oito jovens artistas do centro-oeste brasileiro, cuja produção esteja dialogando com a arte contemporânea, assim como, enriquecer o Acervo da Pinacoteca do Estado de Mato Grosso. Aproximar e conceituar a produção artística do centro-oeste é outra tarefa a ser cumprida. 

Participarão do Prêmio dois representantes de cada unidade federativa: Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Os artistas foram indicados por curadoria formada por quatro membros, sendo um representante de cada unidade da região, indicados pela Comissão Organizadora do Prêmio: Ludmila Brandão (MT), Ilacir Santos (MS), Wagner Baja (DF) e Carlos Sena (GO). 

Os artistas indicados de Mato Grosso foram o grupo Coletivo À Deriva e Daniel Pelegrin, Goiás terá como representantes o Grupo Empreza e Rodrigo Godá, Mato Grosso do Sul estará presente através de Renzzo de Giz e James Cáceres, e da capital federal Miguel Ferrerini e Fernando Aquino serão os representantes. 

Dos oito artistas quatro receberão prêmios de caráter aquisitivo, no valor de R$ 10.000,00 cada. Os premiados serão indicados através da Comissão de Premiação, composta por cinco membros: os quatro curadores das unidades federativas, mais a produtora cultural Magna Domingos. 

As propostas artísticas serão submetidas à Comissão de Premiação nos dias 20 e 21 de agosto. Sendo no dia 20 de agosto o Grupo Coletiva À Deriva, Daniel Pelegrin, Rodrigo Godá, Renzzo de Giz, James Cáceres, Miguel Ferrini e Fernando Aquino. No dia 21 o grupo performático Empreza se apresentará na Praça da República a partir das nove horas da manhã com a participação da população. 

A Comissão Organizadora local é formada pelos artistas plásticos Benedito Nunes e Gervane de Paula, a técnica em artes plásticas Lucia Moreira de Almeida e a produtora Carolina Marcório. Mais informações pelos telefones: (65) 9983 3346 (Gervane de Paula) ou (65) 9603 6127 (Benedito Nunes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.