segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Exílios termina nesta sexta no Pavilhão das Artes



Na próxima sexta (28) termina, no Pavilhão das Artes, a exposição “Exílios”, da artista Paula Trope. O evento faz parte do projeto ‘Relicários - Revendo Brasis’, realizado pela artista de forma experimental e reúne os dispositivos câmera escura, fotografia e vídeo e tem como mote lançar um olhar de natureza poética sobre a invenção do Brasil. Como parceiro, ela conta com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Segundo Trope, enquanto país aglutinador de diferentes culturas e etnias e nação herdeira das histórias e dos imaginários dos mais diversos povos que a originaram, o projeto serve para que haja apresentação dessas vozes por elas mesmas, em sua diversidade e pluralidade. “Exílios”, que parte de uma série de depoimentos de pessoas de Londrina/PR e também foi feito em Mato Grosso para uma próxima apresentação, também objetiva propiciar ao público uma experiência lúdica com o fenômeno ótico elementar de formação da imagem, numa época que valoriza grandes avanços tecnológicos no campo da visualidade.

Conforme a artista, essa situação propiciará aos participantes uma vivência singular com a imagem, clarificando e desmistificando seu processo de formação. No projeto, a população é estimulada a rever as memórias do lugar onde vive, partilhar preocupações, sonhos e perspectivas. Os depoimentos foram dados dentro da câmera-escura onde os depoentes também apresentam fotografias de seus ancestrais.
Por último, Relicários se propõe repensar a noção de brasilidade, assumindo a perspectiva apontada por Júlia Kristeva em Etrangers à nous-mêmes: o estrangeiro está em nós.

Adriana Nascimento
Assessoria SEC
Foto: Marcos Negrini - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.