quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CURSO LIVRE DE ARTES VISUAIS - Módulo Arte Contempôranea

Arte contemporânea e seus desdobramentos é a pauta do Curso Livre de Artes Visuais no mês de agosto

Maria Thereza

Com o título "Trama das imagens: reflexões sobre alguns pontos nós da arte contemporânea", o módulo de agosto de 2011 do Curso Livre de Artes Visuais será ministrado pela professora doutora Maria Thereza Azevedo. O curso está dividido em oito aulas teóricas e duas aulas práticas. As aulas ocorrem todas as segundas e quartas-feiras das 19 às 22h no Pavilhão das Artes. As inscrições podem ser feitas aqui ou pelo telefone (65)3613 9230.

A produção de Hélio Oiticica será um das analisadas no curso.


Maria Thereza é doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP e atualmente é coordenadora do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT. No curso ela vai partir de alguns artistas e obras representativas da arte contemporânea e trabalhar alguns conceitos denominados pela pesquisadora de "pontos nós". Será realizada uma reflexão teórica que permita o desdobramento para a realização de experiências com os alunos.

Bispo do Rosário 
 A fonte de Marcel Duchamp









Os alunos terão a oportunidade de conhecer e investigar obras e conceitos trabalhados por nomes como Artur Bispo do Rosário, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Marcel Duchamp e Stéphane Mallarmé alem de outros artistas que ainda continuam produzindo atualmente.


Da série "bichos" de Lygia Clark


Poema de Mallarmé
ESCOLA LIVRE DE ARTES

O Curso Livre de Artes Visuais faz parte de um programa de formação artística empreendido pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT) e denominado Escola Livre de Artes. Nele se inscrevem por exemplo outros cursos como o Curso Livre de Teatro e o Ateliê Livre, todo sediados no Pavilhão Das Artes. Esses cursos proporcionam a artistas, pesquisadores, pensadores e profissionais das mais diversas areas artísticas oferecerem módulos, cursos ou oficinas de 20h a 40h. 

A gerente de artes visuais da SEC/MT e coordenadora do Pavilhão, Magna Domingos,  afirma que o objetivo da Escola é estimular o processo criativo de artistas que já estão no mercado bem como de novos nomes. "Esses módulos, tanto no curso de Artes Visuais como nos outros que ofertamos, dão a possibilidade para profissional da arte e também para outros interessados de se atualizarem e adquirirem conhecimentos mais consistentes, o que com certeza vai contribuir para a produção local", enfatiza Magna. 

Atualmente a SEC-MT também oferece o 5°  módulo do Curso Livre de Teatro com o bonequeiro Carlão Gattass Pessoa e no Ateliê Livre o Curso de Cerâmica com o escultor Junne Fontenele e o Curso de Desenho e Pintura com o pintor Elias de Paula. Para o secretário deputado João Malheiros esses projetos reforçam a politica de levar cada vez mais oportunidades culturais diversificadas para a população. "A Secretaria de Cultura tem o compromisso de oferecer gratuitamente esses cursos esperando que deles saiam grandes artistas que representem Mato Grosso no cenário nacional e internacional", diz Malheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.