quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA - 19 DE AGOSTO

SEC-MT comemora dia mundial da fotografia com Encontro

Projeção de fotógrafos que atuam em MT faz parte da programação. FOTO: IZAN PETTERLE
A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) abre o espaço do Pavilhão das Artes para o Encontro de Fotografia de Mato Grosso 2011. O evento ocorre nessa sexta-feira (19.08) dia mundial da fotografia, e preencherá o dia todo com debates, leitura de portfólios, oficina de fotografia, projeções de fotógrafos e abertura de duas exposições. A Solenidade de Abertura esta marcada para 08h30 da manhã no Salão Nobre do Palácio da Instrução. 

Logo após a abertura, teremos o lançamento do 1° Prêmio Bolsa de Pesquisa Fotográfica Arne Sucksdorf, projeto contemplado pelo Programa Mais Cultura - Microprojetos da Amazônia. O prêmio vai selecionar três fotógrafos para realizar um ensaio com o tema "Pantanal". Cada um receberá uma bolsa-estímulo no valor de R$ 3 mil e uma bolsa de estudos na Escola Fisk. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de setembro.

Segundo o secretario deputado João Malheiros, o Encontro faz parte do programa atual de gestão cultural da SEC-MT que visa valorizar quem produz e incentivar novos artistas e profissionais das artes, e nesse caso, da fotografia. “A secretaria tem o compromisso de mobilizar os setores da cultura para promover eventos que projetem nossos agentes culturais”, constata Malheiros.

O evento conta com a parceria da Agecopa, Escola Fisk, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sebrae-MT, José Medeiros Imagem, Editora Entrelinhas, Projeto Despertando Talentos da Prefeitura Municipal de Nova Mutum e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Exposições

Foto em Infravermelho da exposição "No dia mais claro" de Márcio Hudson
Outro ponto alto do Encontro é a abertura, às 19h, das exposições "No dia mais claro", do fotógrafo Márcio Hudson, e "Nova Mutum - Além do que se vê", resultado de uma oficina de fotografia do Programa Despertando Talentos sob a coordenação do fotógrafo Laércio Miranda. Há também a projeção do trabalho de fotógrafos atuantes no cenário mato-grossense organizada e produzida pela agência José Medeiros Imagem que ocorre no pátio interno do Palácio da Instrução às 20h.

Da série de nú artístico em Infravermelho de Márcio Hudson
Márcio Hudson traz para o Pavilhão das Artes a sua paixão atual no mundo das imagens, a fotografia infravermelha. "No dia mais claro" apresenta fotos de paisagem, arquitetura e nu artístico feitas com uma câmera alterada para registrar somente imagens em infravermelho. Já "Nova Mutum - Além do que se vê" é o resultado prático de uma oficina de fotografia realizada em abril de 2011 no município distante 300 km de Cuiabá-MT. 
São 25 fotógrafos que vão fazer parte da projeção. FOTO: SÉRGIO SOARES

A agência José Medeiros Imagem vai trazer para o pátio interno do Palácio da Instrução registros fotográficos de 25 profissionais e amantes da fotografia que atuam captando imagens nos quatro cantos de Mato Grosso. É a oportunidade de identificar o trabalho desses profissionais que com imagens projetam o Estado nacional e internacionalmente.  

Tecnologia Digital na Comunicação Visual 

As informações atuais e opiniões de especialistas da fotografia e de áreas correlatas podem ser conferidas no painel "O impacto da tecnologia digital na comunicação visual, novos paradigmas e as tendências estéticas no século XXI" que ocorre às 10h no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Participam desse painel o fotógrafo e publicitário, Mácio Hudson, o coordenador do curso de Comunicação Social da Unic, Emanuel Santana, o publicitário Alexandro Uguccioni Romão, e a coordenadora do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, a professora doutora Maria Thereza Azevedo.

Esses profissionais e pesquisadores também participam de uma Leitura Coletiva de Portfólio às 14h. Serão seis projetos que passarão por uma análise do ponto de vista estético e semiótico, de modo a contribuir para o  desenvolvimento de ensaios pessoais em fotografia. As imagens serão  projetadas para que o público possa acompanhar a  leitura. 

Segundo a gerente de Artes Visuais da SEC-MT, Magna Domingos, a Leitura de Portfólio é tradição em eventos de fotografia pelo mundo. "Ela tem um papel pedagógico importante para  a organização e direcionamento das poéticas individuais, pois discutem tecnicamente os trabalhos apresentados", afirma Magna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.