quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega a MT



O acesso à cultura é considerado hoje uma necessidade primordial que, aliado às políticas sociais, promove cidadania e desenvolvimento. Assim, para reduzir as desigualdades no contato com produções artísticas e culturais no país, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), realiza em todo o Brasil a mostra itinerante do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas que, neste mês de julho, chega a Cuiabá. A exposição será gratuita e aberta ao público de 26 de julho a 26 de agosto, no Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução, no centro da capital.

A mostra, que é realizada de dois em dois anos, conta com obras de cinco artistas brasileiros premiados: André Komatsu, Jonathas Andrade, Laura Belém, Marcone Moreira e Paulo Nenflidio. Serão expostas diferentes técnicas, meios e linguagens como esculturas, vídeos, fotografias e desenhos.

A exposição também oferecerá um projeto educativo com uma palestra de arte contemporânea no dia 26 de julho, para professores da Rede SESI de Educação e de Escolas Públicas, e uma oficina de arte para alunos das unidades Sesiescola, entre os dias 06 e 10 de agosto. Durante a exposição serão realizadas diariamente visitas guiadas para alunos de escolas privadas e públicas do Estado.

Outra novidade importante que o prêmio trará a Cuiabá é a presença do artista plástico paulistano André Komatsu, que conduzirá a Conversa com Artista direcionada para alunos, artistas e interessados em arte contemporânea em Mato Grosso. O encontro acontecerá no dia 24 de julho, às 19h, no Auditório do Pavilhão das Artes. As inscrições são gratuitas, são limitadas e podem ser feitas pelo site: www.pavilhaodasartes.com ou pelo 3613 – 9230.

ABERTURA

A exposição do Prêmio CNI/SESI Marcantonio Vilaça terá abertura oficial no dia 25 de julho, quarta-feira, às 20h, e reunirá no Pavilhão das Artes autoridades do Governo de Mato Grosso, representantes da CNI, além de diretores do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e presidentes de sindicatos patronais industriais de todo o Estado. A mostra itinerante do prêmio já passou pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre e, após a exposição em Cuiabá, seguirá para Macapá (AP), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP) e Belo Horizonte (MG).

QUEM FOI MARCANTONIO VILAÇA

Galerista e colecionador, Marcantonio Vilaça (1962-2000) é considerado o grande responsável pela projeção da arte brasileira no exterior. Empreendedor, contribuiu de forma marcante para a cultura nacional, incentivando novos talentos e a abertura de espaços para a divulgação da arte brasileira no mercado internacional. É homenageado pela CNI/SESI desde 2005, por meio do Prêmio que tem o seu nome e a meta de democratizar a cultura no Brasil.

Serviço

Conversa com o Artista: 24 de julho, 19h - Auditório do Pavilhão das Artes com André Komatsu
Projeto educativo: 26 de julho
Exposição: 26 de julho a 26 de agosto (Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h). Sábado e Domingo: das 10 às 18h.

Mais informações sobre o Prêmio CNI/SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas pelo telefone: (65) 3611 1638.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.