segunda-feira, 2 de julho de 2012

Curso de Teatro em Grupo é finalizado com intervenções na Praça Alencastro

Foto: Viviane Vilela
Por Karina Arruda

O terceiro módulo do Curso Livre de Teatro realizado no Pavilhão das Artes foi concluído na quinta-feira (28/06), com intervenções teatrais na Praça Alencastro. A atividade ofertada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), na programação de junho do Pavilhão das Artes, teve início no dia 5 de junho e reuniu mais de 30 alunos inscritos.

Segundo o instrutor do módulo, Jan Moura, o objetivo do curso era que os alunos experimentassem processos de criação em grupo. Exercícios de criação coletiva, de corpo e de voz foram algumas das atividades aplicadas em sala de aula. “Isso é um pedacinho do que se faz em teatro de grupo, claro que não dá pra fazer tudo. Mas eles experimentaram fazer junto. Essa era a ideia principal”, afirma Jan Moura.

O instrutor explica, ainda, que os alunos foram divididos em quatro grupos para a leitura de um texto clássico que deu origem às apresentações finais do módulo. Duas intervenções puderam ser conferidas pelo público cuiabano na noite de quinta-feira (28/06), na Praça Alencastro. As outras duas apresentações aconteceram dentro do Pavilhão das Artes, que fica localizado no primeiro piso do Palácio da Instrução.

A reação do público
Incompreensão e estranhamento foram os sentimentos iniciais entre os expectadores presentes na Praça Alencastro. Porém, cada um teve a sua interpretação acerca dos temas abordados pelos alunos. Wilian Antunes, de 18 anos, afirma “Eu gostei bastante. Eles falam a realidade mesmo do que está acontecendo na cidade. O descaso da sujeira na rua e o preço abusivo da passagem de ônibus”.

Para Sueli Gomes de Souza, de 33 anos, a iniciativa é válida e necessária. “Para algumas pessoas soou meio estranho quando viram, porque isso acontece lá em São Paulo, mas aqui em Cuiabá soou meio estranho quando eu vi. Mas valeu a pena ficar aqui até terminar as peças. Eu gostei bastante”.

Alunos satisfeitos
A interação com o público presente na praça provocou euforia entre os alunos do curso. André Elias afirma que gostou da experiência. “Foi muito legal porque deu pra sentir a diferença que é fazer arte na rua, seja intervenção urbana, seja teatro de rua, porque exige mais do físico e de uma série de outras coisas, a interação com o público, e enfim, foi muito legal”.

Monica Tatyane vai mais longe e afirma que a iniciativa proporciona novas experiências ao público e aos atores “Cuiabá não está acostumada com o teatro livre, com o teatro do absurdo. É algo que acontece mais fora, em São Paulo, Rio de Janeiro. Em Mato Grosso nós estamos tendo essa possibilidade. O Pavilhão tem mostrado isso pra gente, tem nos dado a opção de mostrar aos cuiabanos que nós temos cultura, que nós temos arte”, afirma Monica.

Confira imagens da intervenção:
Fotos por Viviane Vilela














































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.