sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Curso de Dramaturgia do Ator termina hoje

Hoje (16) termina o curso de Dramaturgia do Ator, com Tatiana Horevicht, no Pavilhão das Artes. O curso começou em 12 de dezembro, e aconteceu das 19 às 22 horas, no Palácio da Instrução. O conteúdo abordado baseia-se na técnica do teatro antropológico de Eugênio Barba, teatrólogo italiano do grupo Odin Teatret.

À convite do ICV - Instituto Centro de Vida, Tatiana transmite o conhecimento adquirido durante anos de pesquisa sobre a dramaturgia do ator, focado na técnica do teatro antropológico. Segundo a atriz e diretora da Cia Pessoal de Teatro, “ o teatro antropológico está pautado em atuação e não na representação. Está pautado na busca da técnica do teatro oriental, na pré-expressividade, na presença cênica, na mistura das culturas”.

Eugênio Barba, em seu livro A arte secreta do ator, afirma que o teatro antropológico “é o estudo do comportamento humano quando o ator usa sua presença física e mental em uma situação organizada de representação e de acordo com os princípios que são diferentes dos usados na vida cotidiana”.

Wagton Douglas, ator e aluno do curso, afirma que a técnica transmitida baseia-se em formas diferentes do naturalismo utilizado na televisão ou no cinema hollywoodiano. Wagton diz que “você começa a criar um outro tipo de diálogo com o seu corpo, com a sua voz. Mesmo que se baseie no cotidiano, ele não é cotidiano, ele é cênico, ele é teatral. E é isso que talvez a oficina esteja me ensinando. É como transformar algo”, enfatiza o ator.

A oficina, voltada a atores, também atraiu curiosos e pessoas com interesses diversos. O administrador de empresas Cléber Borges conta que procurou o curso para desenvolver a comunicação e o ato de falar em público. Cléber afirma que “por mais que a gente faça isso com frequência, sempre dá aquele friozinho na barriga, então, cada coisa que você puder aprender a mais pra poder te ajudar é bem interessante”.

Sobre Tatiana Horevicht

Tatiana Horevicht é atriz e diretora da Cia Pessoal de Teatro. Sua formação começou na Faculdade de Artes do Paraná, onde cursou Licenciatura em Artes Cênicas. Em Belo Horizonte/MG concluiu o curso profissionalizante de atuação do Palácio das Artes. Ingressou em 2000 na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, tendo contribuído na formação da Cia Pessoal de Teatro. Aprofundou os estudos de teatro antropológico em um curso de imersão na sede do Odin Teatret, na Dinamarca, em agosto de 2011.

Referências: A arte secreta do ator, Eugênio Barba, Unicamp.

Karina Arruda
Assessoria de Imprensa do Pavilhão das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.