segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Curso de cerâmica explora as nuances da arte contemporânea e atrai público ao Pavilhão das Artes

Fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Cultura e Espaço Vitória, o curso de cerâmica ministrado pelo escultor Junne Fontenele no Pavilhão das Artes segue até a próxima sexta-feira (16). Participantes de idades e perfis diferentes tem sido atraídos pelo curso que tem o objetivo de trabalhar a diversidade existente na realidade local, através da arte contemporânea

Conforme determina Junne Fontenele os alunos da oficina não tem idade predeterminada. Qualquer pessoa pode fazer o curso. O interesse desse público é que faz a diferença. O objetivo é despertar no aluno o gosto pela modelagem, a utilização da argila, a matéria prima que utilizamos nas esculturas. Cada aluno tem potencial de criar e produzir suas peças. Muitos aprendem e depois fazem para vender, outros para presentear e outros querem aprimorar e desenvolver o seu potencial artístico.

Participante de vários dos cursos do Pavilhão das Artes, a adolescente Juliana Cenaturo do Couto, 12 anos, dá a sua visão sobre o curso de cerâmica e nota os benefícios de aulas como essa. “Você tem que ter habilidade nas mãos. O curso deixa a pessoa calma. É muito gostoso ficar mexendo com argila e tentando modelar. É uma delícia fazer essa aula”.

Para o artesão Alexander Gomes Ramos, 32 anos, os cursos de capacitação do Pavilhão das Artes teve outra função. “Eu estava passando por um momento difícil na minha vida. Bebendo ou fumando um cigarro. E de repente num momento eu vi que todo mundo tem uma importância e que já estava muito tarde pra ficar ali... Então eu me lembrei que o melhor é buscar instrução e ser sábio e vim aqui pro Palácio da Instrução pra ler livros. Cheguei aqui e comecei a ler um livro e depois fui descobrindo as oficinas que tem aqui em cima, no Pavilhão das Artes, e fui buscando um pouco mais de cultura e voltando à integração social”.

Segundo Oscemário Forte Daltro, Secretário Adjunto de Cultura de Mato Grosso, “o Pavilhão das Artes atinge o objetivo proposto por essa gestão, e com certeza é o espaço onde nós podemos oportunizar para a sociedade atividades de qualificação artística e uma agenda continuada de exposições que contribui para a formação do público, por meio da apreciação. Isso faz parte da nossa proposta de política pública voltada para a cultura. As ações da Secretaria de Cultura se apresentam através do Pavilhão e da estrutura toda do Palácio da Instrução”.

O Pavilhão das Artes é um novo espaço da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso destinado a acolher eventos, exposições, oficinas e atividades artísticas em geral. Localizado no Palácio da Instrução, em Cuiabá, traz como proposta fomentar o desenvolvimento das artes visuais no estado de Mato Grosso. Para esta temporada o Pavilhão das Artes realiza cursos de formação para as artes, além de estimular a reflexão e o pensamento crítico.

Karina Arruda
Assessoria de Imprensa do Pavilhão das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.