segunda-feira, 28 de maio de 2012

Paula Trope traz oficina “Experiência de Imagem” a Cuiabá

A oficina faz parte do projeto Relicários, contemplado pela Funarte em 2011


Foto: Arquivo da Internet
Por Karina Arruda

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT), a artista visual Paula Trope traz a Cuiabá a oficina “Câmera-luz: Experiência de Imagem”, de 28 a 31 de maio. O centro cultural Pavilhão das Artes recebe a atividade que é uma das ações propostas pelo projeto “Relicários – Revendo Brasis”, contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) na 8ª edição do programa “Rede Nacional Funarte Artes Visuais”.

Numa época em que se valoriza os avanços tecnológicos no campo da fotografia, a oficina propõe uma experimentação fotográfica, baseada na pesquisa e na construção de câmeras escuras e de câmeras de orifício, também conhecidas como câmeras pinhole, com o objetivo de realizar uma experiência lúdica, através do fenômeno da formação de imagem.

Além das atividades práticas, o curso fará um pequeno histórico da invenção e desenvolvimento da câmera escura à fotografia, assim como uma apresentação de trabalhos de artistas contemporâneos que utilizam a técnica nos seus trabalhos.

Entre os dias 10 e 17 de junho, a artista volta a Cuiabá para realizar a segunda etapa do projeto. “Voltarei para realizar uma ação pública por alguns pontos estratégicos da cidade, passeando com uma câmera escura gigante, e convidando a população a revisitar essas paisagens, através da imagem produzida na câmera-ambulante”, diz Paula Trope. Câmera-Luz é um convite a vivenciar imagem e memória como poesia e invenção.

Pinhole
Ancestral das câmeras que lidamos hoje, o princípio deste aparelho é conhecido desde a Antiguidade: um compartimento escuro onde é projetada a imagem, invertida e de cabeça para baixo, da paisagem externa, através de um pequeno orifício. Ao longo da história da arte e da história da representação, a câmera escura e suas sucessoras assumem diferentes usos e funções.

A artista
Paula Trope nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1962. É artista visual, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1990) e mestre em Técnicas e Poéticas em Imagem e Som pela Universidade de São Paulo - USP (1999). Expõe no Brasil e no exterior desde os anos 90. Seus trabalhos já passaram por Frankfurt (Alemanha) e pelo Centro de Arte Reina Sofia, localizado em Madri (Espanha); no Brasil, expôs na Bienal de São Paulo. É professora de Fotografia e Artes, tendo feito parte do corpo docente de diversas instituições, entre estas a Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro.

Serviço
Oficina “Câmera-luz: Experiência de Imagem”
Data: 28 a 31 de maio
Horário: 14 às 17 horas (de 28 a 30 de maio) e 10 às 17 horas (no dia 31 de maio)
Local: Pavilhão das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.