quarta-feira, 23 de maio de 2012

Curso de Produção Cultural: alunos planejam evento de grande porte para o segundo semestre

Foto: Elaine Santos
Por Karina Arruda

Artistas, cerimonialistas, produtores culturais, funcionários públicos e privados que têm o desejo de empreender na área cultural. Este é o perfil do público que participou do curso “Produção Cultural para Grandes Eventos com perspectiva para a Copa 2014”. A atividade ofertada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) foi realizada no Pavilhão das Artes de 2 a 18 de maio e tinha como objetivo capacitar os profissionais da cultura para ampliar a qualidade da produção cultural do estado, com vistas à Copa de 2014.

O curso obteve o recorde de inscrições do Pavilhão das Artes, reunindo mais de 60 alunos na aula inaugural, no dia 2 de maio. Desde então, os empreendedores passaram 13 dias em sala de aula, com as instrutoras Cybele Bussiki, Guta Miranda, Ylvane Castrillon e Laura Montes, aprendendo as etapas para a organização de um evento de grande porte, passando pela produção executiva, produção de logística, cerimonial e estratégia de marketing.

Na última sexta-feira (18.05), aconteceu o encerramento do curso, com a presença de Magna Domingos, coordenadora do Pavilhão das Artes, e de Oscemário Daltro, que representou o secretário João Cuiabano Malheiros. Na data, os alunos ainda participaram da palestra “Empreendedor Individual para a Cultura”, ofertada pelo Sebrae-MT, através de uma parceria com a SEC.

A instrutora Cybele Bussiki ressaltou que o curso vem de encontro às necessidades e desejos da demanda local. Bussiki foi contundente ao afirmar que o produtor cultural precisa estar preparado para contribuir com boas ideias que possam ficar como legado da Copa do Mundo de Futebol 2014.

Resultado Final
O trabalho ainda não terminou. Divididos em núcleos, os empreendedores culturais terão que trabalhar a prática do que aprenderam durante o curso. O produto final é a realização de um evento cultural de grande porte. A ideia é que a atividade seja realizada no segundo semestre deste ano.

O ex-secretário de cultura do estado, Oscemário Daltro, representando o atual secretário João Malheiros, afirmou que o evento planejado pelos alunos será uma contribuição ao desenvolvimento do estado, ao desenvolvimento da cultura local e à reafirmação da identidade cultural da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.