segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CURSO LIVRE DE TEATRO - 6° módulo - Iluminação Cênica

Secretaria de Cultura recebe alunos para o 6° módulo do Curso Livre de Teatro - Iluminação Cênica

Lorivaldo em ação durante oficina de iluminação em Alta Floresta MT

As aulas do 6° módulo do Curso Livre de Teatro começam nessa terça-feira (06.08). E agora os alunos terão a oportunidade de conhecer sobre Iluminação Cênica com o iluminador Lourivaldo Rodrigues, da Hiald Iluminação. As inscrições estão abertas e o curso ocorre todas as terças e quintas-feiras, das 19 às 22h, no Salão Nobre do Palácio da Instrução até o dia 29 de setembro. O Curso Livre de Teatro é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura.




No total serão oito encontros em que o instrutor pretende capacitar os participantes para planejar, construir e avaliar um projeto de iluminação cênica. Assim os alunos vão ter a oportunidade de discutir a linguagem da iluminação cênica e sua influência na arte; analisar e discutir a importância de iluminação cênica; serem orientados na criação de um projeto em função das necessidades e expectativas em relação à iluminação; conhecer tipos de equipamentos; e, por fim, saber as funções de um iluminador cênico.

Lorivaldo pretende fazer um curso que alia a teoria a pratica de forma que os alunos adquiram autonomia na hora de criar e executar um projeto de iluminação. Para isso vai proporcionar o contato dos alunos com os vários tipos de equipamentos desde a primeira aula. Outro ponto abordado será as novas tecnologias em iluminação cênica em especial os projetos que utilizam o LED (Light Emitting Diodes). O instrutor instigará os alunos a criarem projetos de iluminação para cenas curtas.

Histórico do Instrutor

Lorivaldo Rodrigues

 
Lorivaldo Rodrigues já é bem conhecido no meio artístico em Mato Grosso, principalmente por que é um dos únicos profissionais do cenário local especializado na área de Iluminação cênica. Ele começou sua carreira em 1987 e desde então participou de inúmeros espetáculos realizados em Mato Grosso.
Trabalhou com grupos como Folhas de Teatro, em Festivais de Teatro, espetáculos de dança das Academias locais, as peças do ator Liu Arruda, o humor das encenações teatrais da Dupla Nico e Lau, do Teatro Mosaico, Exposições, Desfiles e shows musicais. Ele já obteve prêmios de Melhor Iluminação com o espetáculo a Procissão das Almas, premiado em Brasília, e também com o espetáculo o Homem do Barranco, premiado em Mato Grosso e no Piauí.

Lorivaldo fez cursos com o Iluminador James Forensaifer, com a lighting Designer Jamille Torman e com Eduardo Salinos. Participou de Treinamento em Iluminação na SMS - Linghting Solution em São Paulo. Participou também de Workshop em Iluminação para Sistema HD com Césio Lima Diretor de Fotografia da Rede Globo em São Paulo e de Workshop em Iluminação Cênica com David Boosbom da Broadway em São Paulo.

Atualmente
, Lorivaldo é responsável pela empresa HIALD ILUMINAÇÃO onde desenvolve projetos de Iluminação Cênica, Automação e projetos de Iluminação Arquitetural e de Paisagismo. Ele atende com trabalhos de Iluminação ao Sesc Arsenal e presta Assessoria em obras como o Teatro de Animação também do Sesc e Iluminação para Vídeo e TV.

Quem estiver interessado pode procurar o Pavilhão das Artes em horário comercial ou pelo telefone (65) 3613 9230.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.