segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relançamento de biografia de Rondon será dia 25, no Pavilhão


         O lançamento de uma nova edição do livro Rondon conta a sua vida, de Esther de Viveiros, agora impressa com o selo da Biblioteca do Exército (Bibliex), acontece no dia 25 de maio, às 20h, no Pavilhão das Artes.

Lembre-se que a obra foi lançada originalmente pela editora Cooperativa Cultural dos Esperantistas, do Rio de Janeiro, em 1969. O próprio marechal Rondon ditou sua biografia à jornalista Esther de Viveiros, o que resultou no livro ora reeditado.

Descendente de índios Bororo, Guaná e Terena, Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, Mato Grosso, em 5 de maio de 1865. Órfão de pai e mãe ainda na infância, foi criado por um tio que o enviou ao Rio de Janeiro para os estudos militares e de preparação para a vida profissional. Em 1889, aos 24 anos de idade, Rondon foi nomeado ajudante do então major Antonio Ernesto Gomes Carneiro na Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas, no Mato Grosso. É com esse oficial (“o único chefe que eu tive”) que ele se definiu como uma das mais generosas figuras da Humanidade.

À biógrafa Esther de Viveiros, nos depoimentos visando ao livro, Rondon conta, de forma pormenorizada, a sua luta em defesa dos índios quando das viagens pelo interior do sertão brasileiro (regiões Centro-Oeste e Norte do país) a fim de definir a implantação de linhas telegráficas. Esta iniciativa pioneira foi coroada de pleno êxito e o imortalizou na História do Brasil como “O Patrono das Comunicações”.

Nos depoimentos a Esther de Viveiros, nota-se um relato entre a objetividade do relato histórico propriamente dito e a narrativa singela do cotidiano vivido em meio ao sertão desconhecido. E, de quebra, revela outras singularidades da figura de Rondon, como as suas crenças filosóficas e religiosas, o seu positivismo e o quanto ele valorizava valores do caráter humano, a exemplo da coragem, da amizade e da lealdade.

 O evento contará com a presença do secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Malheiros, e de representantes do Exército brasileiro: o coronel Josevaldo Souza Oliveira, diretor-chefe da Biblioteca do Exército, e o general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.