quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Funarte apóia Dialogo Contemporâneo em Mato Grosso

Um conjunto de ações irá movimentar o setor de artes visuais neste segundo semestre em Mato Grosso. É o Projeto Diálogo Contemporâneo – Conexão Mato Grosso de Artes Visuais, aprovado pelo Edital Rede Nacional Funarte de Artes Visuais. O Projeto tem em sua programação um ciclo de palestras, grupos de discussões e leitura de portfólios voltado para o setor da fotografia. O evento que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Salão Nobre do Palácio da Instrução, em Cuiabá. O projeto foi proposto pelo artista plástico Gervane de Paula, coordenador do recém criado Centro de Artes Visuais do Estado de Mato Grosso. As inscrições serão gratuitas e estão abertas para críticos de arte, pesquisadores, artistas, estudantes universitários que tenham interesse em artes visuais e arte contemporânea Durante o Seminário, o Secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro estará inaugurando o Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução, em Cuiabá, local onde funcionava o Conselho Estadual de Cultura e passará a abrigar o projeto Diálogo Contemporâneo.
Para o Secretário Oscemário Daltro, o Diálogo Contemporâneo faz parte da proposta do Governo do Estado em desenvolver as artes visuais em MT, sabemos que temos alguns caminhos a percorrer. Neste primeiro momento deve-se investir na formação, estimular a reflexão e o pensamento crítico. Por isso estamos estruturando ações continuadas com o Dialogo Contemporâneo de agosto a dezembro no Pavilhão das Artes e Ateliê Livre. Na seqüência, para 2011, pensar na retomada do Salão de Arte com um novo formato, propondo bolsas de estudo, intercâmbios, formação de público e um projeto pedagógico bem estruturado, colocando Mato Grosso no circuito nacional da promoção de eventos de arte. Além de estruturar uma proposta para ocupação dos espaços do Pavilhão das Artes e Galeria da Secretaria de Estado de Cultura. Conclui o Oscemário Daltro otimista com a possibilidade de estar contribuindo para um novo cenário para as artes em Mato Grosso. Toda a programação do Diálogo Contemporâneo é gratuita e aberta ao público. Segundo a produtora cultural Magna Domingos, responsável pela organização do projeto explica que a proposta é iniciar um movimento para o `diálogo` com produção contemporânea. Para ela, o fato do projeto ser contemplado pela Funarte foi fundamental para o Estado, colocando Mato Grosso no circuito das ações da política nacional de cultura.
Confira o que a programação do Diálogo Contemporâneo leva ao público mato-grossense:

Palestras
 Acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Salão Nobre do Palácio da Instrução em Cuiabá um ciclo de palestras: Aline Figueiredo (crítica de arte/MT), Daniela Labra (curadora independente – Rio de Janeiro/RJ), Eduardo Brandão (Galeria Vermelho – São Paulo/SP), Magna Domingos (Produtora Cultural/MT), Nadja Peregrino (crítica de fotografia – Rio de Janeiro/RJ), Serafim Bertoloto (Diretor do Macp-UFMT, Cuiabá/MT), Ludmila Brandão – Coordenadora do ECCO/UFMT, Cuiabá/MT) e Neno Del Castillo (Funarte – Rio de Janeiro/RJ).


Lançamento do livro
Coleção Pensamento Crítico da Funarte – Aline Figueiredo do Organizador Laudenir Antônio Gonçalves (Professor da Universidade Federal de Mato Grosso de Rondonópolis). O lançamento será no dia 26, as 11h no Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução.


Exposição Coletiva Diálogo ContemporâneoAbertura da exposição Coletiva Diálogo Contemporâneo com os artistas Gervane de Paula, Jonas Barros, Benedito Nunes e Vitória Basaia, será aberta no dia 26 de agosto, as 19h30, na Galeria da Secretaria de Estado de Cultura, na Av. Getulio Vargas, em Cuiabá. O projeto tem aprovação do PROAC/MT, da Secretaria de Estado de Cultura.

Serviço:
Para se inscrever gratuitamente no Diálogo Contemporâneo deve acessar o site da Secretaria de Estado de Cultura www.cultura.mt.gov.br e preencher a ficha de anexa, que deverá ser enviada para o e-mail dialogocontemporaneo@gmail.com O Seminário acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Salão Nobre do Palácio da Instrução, em Cuiabá, das 9 às 18 horas. A exposição estará na Galeria da Secretaria com abertura no dia 26 de agosto.




Informações: Magna Domingos  (65) 9235-4295  (Organização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.