sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Abertas inscrições para Diálogo Contemporâneo

Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Diálogo Contemporâneo - conexão Mato Grosso de Artes Visuais. O evento acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Salão Nobre do Palácio da Instrução em Cuiabá. A abertura acontece no dia 26, as 9h no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Em seguida, a crítica de Artes Aline Figueiredo ministra a palestra Panorama das Artes Plásticas em MT; logo após a palestra acontece o lançamento da obra sobre a crítica e escrita por Laudenir A. Gonçalvez; no período da tarde, as 16h, Daniele Labra fala da produção contemporânea Brasileira e seus meios de difusão; as 15h Eduardo Brandão fala sobre o mercado de artes e coleções; as 16h será a vez de Nadja Peregrino palestrar sobre "Do moderno ao contemporâneo". Encerrando o primeiro dia de atividades, as 19h30 acontece a abertura da Exposição Diálogo Contemporâneo, dos artistas Gervane de Paula, Benedito Nunes, Vitória Basaia, e Jonas Barros.


No segundo dia (27), a programação continuará intensa - as 8h30 Magna Domingos fala sobre os Diálogos Contemporênos; as 9h, Serafim Bertoloto fala sobre a Arte matogrossense na atualidade; as 10h Ludmila Brandão realiza a palestra Arte, cidade e subjetividade; as 11h, Neno Del Castilho, fala sobre o Programa Rede de Artes Visuais. No período da tarde, as 14h acontece um Diálogo com os artistas Benedito Nunes, Jonas Barros, Vitória Basaia e Gervane de Paula; ainda as 14h acontece a Leitura de Portfólios com Eduardo Brandão e Nadja Peregrino e também o Fórum de Políticas Públicas para as Artes Visuais, com representantes da Funarte, da Secretaria de Estado de Cultura e do Colegiado setorial de Artes Visuais.


Para o Secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, incentivar a realização do Diálogo Contemporâneo é uma experiência que irá enriquecer as discussões acerca das Políticas públicas no estado, não só no setor de Artes Visuais. Oscemário acredita que outros setores, também ganharão fôlego para pensar novas políticas públicas capazes de fomentar e promover a continuidade e a projeção dos artistas locais.


Magna Domingos, produtora do evento, explica que as artes visuais é um segmento que precisa ser visto com grande atenção, pois Mato Grosso, é um estado que tem uma historia consolidada. Para ela, nos últimos dez anos houve uma grande perda, pois o setor não teve políticas públicas suficienes para fomentar a circulação, criação de escolas, equipamentos adequados, Museus e Galerias. Magna explica que todos esses fatores contribuem para a falta da renovação de artistas, mercado e referenciais contemporâneos.


Diálogo Contemporâneo


O Projeto Diáloogo Contemporâneo foi aprovado no Edital Rede Nacional Funarte de Artes Visuais e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e da Universidade Federal de Mato Grosso. A exposição Diálogo Contemporâneo Exposição Coletiva está sendo realizada com o patrocínio do Programa de Apoio a Cultura da SEC-MT.

Serviço


As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do e-mail dialogocontemporaneo@gmail.com ou pessoalmente no Palácio da Instrução em Cuiabá. A ficha de inscrição poderá ser retirara através do site da SEC: www.cultura.mt.gov.br Para mais informações o telefone de contato é (65) 3613-0203

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.