quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diálogo Contemporâneo oferece Leitura de Portfólio

Por Naine Terena / Dom Negócios Culturais

Fotógrafos e artistas que trabalham com fotografia terão a oportunidade de dar mais visibilidade aos seus trabalhos, apresentando portfolios a profissionais da área de artes visuais. É a Leitura de Portfolio, que acontece no dia 27 de agosto a partir das 14h no Palácio da Instrução, em Cuiabá. O profissional deverá apresentar em seu portfolio, um conjunto de imagens com a parte mais significativa do seu trabalho. Para traduzir a sua proposta, o artista deve ter em mente a constituição de núcleos temáticos (paisagem natural e urbana, retratos; aspectos formais (preto e branco, cor, grafismos, textura); objetivos (organização de exposição, livros, análise por um especialista, etc), edição das imagens (disposição do encadeamento das imagens), entre outras motivações.
A elaboração de um currículo é deve estar voltado prioritariamente para as atividades artísticas. A orientação é que o participante seja sintético e procure elaborar aquilo que considera essencial para a delimitação da poética artística. Realizam a Leitura de Portfolio, Neno Del Castillo, Nadja Peregrino, Daniela Labra, e Edurdo Brandão. Cada participante terá 20 minutos para apresentar seu portfolio e é necessário inscrição antecipada, pois as vagas são limitadas a 16 participantes. A ficha de Inscrição poderá ser retirada por meio do site: http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=54&cid=3603

Sobre os facilitadores:

DANIELA LABRA
É pesquisadora formada em teoria do teatro e pós-graduada em Comunicação e Artes pela Universidade Complutense de Madri. Desenvolve pesquisa sobre linguagens híbridas no teatro contemporâneo e nas artes visuais (video instalações). Colabora com o jornal "Capacete Planet", do Rio de Janeiro, e participa do núcleo de estudos em crítica de arte no Centro de Artes Maria Antônia, da Universidade de São Paulo (USP), sob a coordenação de Lorenzo Mammi. Atualmente, também participa da Nudrama, oficina de dramaturgia coordenada por Jean-Claude Bernardet, no Centro Cultural São Paulo.

EDUARDO BRANDÃO
Cursou fotografia no Brooks Institute of Photography em Santa Barbara, CA. De 1991 a 2004 trabalha como editor de fotografia e arte das revistas da Folha de São Paulo. Foi professor de fotografia no curso de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) de 1995 a 2007. Atua como curador independente e é sócioproprietário da Galeria Vermelho, São Paulo, desde 2002. É curador, entre outras mostras, de Iconógrafos (1991), no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo); Horizonte Reflexivo (1998), Centro Cultural Light, São Paulo; Sob Medida (1999), Espaço Porto Seguro de Fotografia; e Imagética (2003), MUMA (Museu Metropolitana de Arte de Curitiba).

NADJA PEREGRINO
É mestre em Comunicação (UFRJ/1990). Como curadora e pesquisadora atuou na Funarte (1977-1990) e na Universidade Federal Fluminense (1990-1998). Publicou o livro O Cruzeirio, A Revolução da Fotorreportagem (1990) e Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo, em co-autoria com Ângela Magalhães (2004). Foi premiada com as Bolsas Rio Arte e Fundação Vitae. Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá-RJ.

NENO DEL CASTILLO
Artista, arte-educador (Licenciatura Plena em Educação Artística, Faculdades Integradas Bennett, RJ, 1978), mestre em Linguagens Visuais (Pós-graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, 2002), curador e produtor cultural independente e da Funarte, instituição onde trabalha desde 1989, respondendo pelo setor de Artes Plásticas de 1992 a 2001. A partir de 2003, coordena o Programa de Artes Visuais no Museu Imperial de Petrópolis - cooperação técnica entre o Centro das Artes Visuais/Funarte e o Museu Imperial/Iphan. Como artista, desde os anos 80, expôs coletiva e individualmente no Brasil e no exterior.
Cada participante terá 20 minutos para apresentar seu portfolio. É necessário inscrição na Leitura de Portfolio com antecedência.

Mais informações: 3613-0203
Ficha de inscrição: http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=54&cid=3603
Encaminhar para: dialogocontemporaneo@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.