domingo, 26 de dezembro de 2010

Treinamento corporal e composição cênica

Da Redação do Jornal Diário de Cuiabá.

O Núcleo de Pesquisas Teatrais promovido pela Cia Pessoal de Teatro terá nova edição no início de 2011. A terceira edição contará com uma oficina do coreógrafo, bailarino e diretor de teatro Tarcísio Ramos Homem. Acontecerá no Pavilhão das Artes, no Palácio da Instrução, nos dias 04 de janeiro a 08 de janeiro de 2011, das 18h às 22h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do blog ciapessoaldeteatro.blogspot.com.

A Cia Pessoal de Teatro é encabeçada pelas diretoras e atrizes Juliana Capilé e Tatiana Horevicht. A Cia estreou este ano dois espetáculos autorais: “Cidade dos Outros”, que foi dirigido por Amauri Tangará e já participou do Festival Internacional de Teatro de Caxias do Sul, e “Criadouro”, que teve estreia no Sesc Arsenal, com participação da também atriz e diretora Yandra Firmo (ex-Teatro Fúria) no elenco.

A oficina “O Corpo Tecendo Ações” tem como objetivo central estabelecer relações entre o treinamento corporal (sensibilização e consciência), a criação e a composição cênica, discutindo e refletindo sobre a dramaturgia do movimento e suas relações com diferentes processos criativos.

A cada dia serão trabalhados diversos exercícios corporais no intuito de potencializar o corpo através do estudo das estruturas e dos mecanismos do movimento. A relação com o espaço, estudo de dinâmicas e qualidades do movimento, a respiração e os estados de ânimo, jogos de contato-improvisação, exercícios de concentração, jogos teatrais e de dança são alguns dos elementos que estarão presentes durante o trabalho.

O Convidado

Tarcísio Ramos Homem teve sua formação em dança contemporânea no extinto TRANSFORMA de Marilene Martins, onde estudou e integrou o Grupo Profissional. Integrou vários grupos profissionais de Dança Teatro como o Oficcina Multimédia da Fundação de Educação Artística, a Cia Dudude Herrmman, o Grupo Teatro Andante, dentre outros. Por 12 anos foi professor de expressão corporal do curso de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Bailarino/ator, diretor e professor, há 27 anos vem se dedicando ao ensino, pesquisa e direção nas áreas de Dança-Teatro, com experiências no Brasil e no exterior.

Tarcísio desenvolve trabalhos teatrais com a terceira idade e possui ainda estudos na área de Leitura Corporal, Massagem Integrativa, além de atuar como preparador corporal de atores. Ele é graduado em Direção Teatral, Mestre em Artes pela EBA/UFMG, Diretor do Grupo de Teatro da ASSEMP, professor de teatro do Galpão Cine-horto, e diretor/dramaturgista do espetáculo “Por Que Tão Solo?” (Prêmio Klauss Vianna/FUNARTE/2006).

É também diretor e dramaturgista do novo espetáculo da Cia Suspensa (De Peixes e Pássaros/2009) e orientador artístico, coreográfico e dramatúrgico de Mulher, Mulheres – Quik Cia de Dança/2009. Ainda em 2009/2010, foi premiado com Artes Cênicas na Rua/FUNARTE para a realização de Dança Para Árvore. Em 2010, trabalhou como diretor de cena de Barba Azul, realizado pelo Grupo de Teatro Andante.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: ciapessoaldeteatro@gmail.com ou pelos telefones (65) 3631.2966 / 8111 2597. (Com Assessoria) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.