quinta-feira, 22 de março de 2012

Parceria entre a SEC e o Espaço Vitória gera retornos positivos ao setor cultural

Por Karina Arruda

A parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e o Espaço Vitória para a realização de oficinas culturais no espaço do Pavilhão das Artes e em bairros de Cuiabá tem gerado retornos ao setor cultural. De janeiro a março de 2012 a SEC-MT, realizou 22 oficinas gratuitas que atenderam 785 alunos e proporcionou geração de renda a 13 instrutores.

Em março ainda estão previstas 6 oficinas que devem atender aproximadamente 200 pessoas. As oficinas de Cerâmica, de Dança para Crianças e de Coral seguem até o final do mês com um número superior a 70 participantes, ao todo. E na próxima segunda-feira (26) iniciam as oficinas de Desenho e Pintura, de Fotografia e de Cerâmica que, até o momento, têm aproximadamente 120 inscritos.

Depoimentos de alunos e instrutores demonstram que o resultado tem sido positivo. Vinícius Masutti, instrutor da oficina “Poetas Nossos”, que aconteceu de 12 a 16 de março, afirma que os objetivos alcançados pela oficina superaram a expectativa. Além de conhecer o trabalho dos poetas regionais, vários alunos produziram poesias e puderam demonstrá-las durante a oficina. A atividade também contou com a presença dos escritores Moisés Martins e Nilza Queiroz Freire – membros da Academia Mato-grossense de Letras.

Janete Ferreira da Silva, aluna da oficina, dá a sua opinião. “Que a oficina de poesias com o Vinícius tenha continuidade independente do número de pessoas. Poesia é movimento que interage com almas. Poesia não tem preconceito e nem idade, tem verdades e estas precisam ser divulgadas, celebradas e compartilhadas. A poesia nos dá a certeza da imortalidade dos nossos sonhos artísticos. Aplausos e reverências ao Vinicius que tem alimentado os sonhos de vários artistas. Feliz eternidade a todos que ousam e provocam os fazedores de arte”.

As atividades acontecem mensalmente e atendem a diversos segmentos artísticos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.pavilhaodasartes.com, pelo telefone 3613-9230 ou pessoalmente no Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução, na região central de Cuiabá. A intenção para os próximos meses é ampliar o atendimento das atividades com outras parcerias no interior do Estado e pelos programas desenvolvidos pela SEC no decorrer do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.