domingo, 24 de julho de 2011

Projeto Guias Afetivos


O escritor, diretor teatral e cineasta Marcus Vinícius Faustini encerra o ciclo de oficinas “Guias afetivos” em 2011, em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 6 e 7 de agosto. Marcus é autor do romance “Guia Afetivo da Periferia”, a partir do qual criou as oficinas. Contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010, o projeto tem como foco levar as pessoas a contar histórias. O escritor tomando como ponto de partida vídeos, literatura e artes plásticas, e estimular a produção das diferentes expressões artísticas. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas.

As oficinas propõem uma metodologia que estimula a memória dos participantes. Com isso, cada um deles é levado à prática artística, e cria obras que intervém em sua realidade. O ponto vital do trabalho é a vivência do indivíduo nas cidades. Nas oficinas, jovens, adultos e idosos debatem como suas impressões e reflexões podem se tornar arte.  Os alunos participam de dinâmicas em torno dos eixos: “Corpo – percepção do indivíduo enquanto agente capaz de manipular e intervir nos instrumentos de criação”; “Palavra – o incentivo a leitura e produção de textos”, e “Território – promover a identificação do capital cognitivo oriundo a cada região em suas peculiaridades”.

O livro conta a história de um jovem do povo, que circula o Rio de Janeiro e apresenta suas percepções sobre o cotidiano diversificado da cidade. ”O objetivo do ‘Guias Afetivos’ é proporcionar nos participantes uma experiência de criação artística, que valorize as vivências pessoais deles, para que cada um possa desenvolver uma estética particular. Isto contribui para fortalecer o pertencimento social, o sentimento de fazer parte de uma comunidade”, diz Faustini. “Neste sentido, o conceito de linguagem literária é ampliado para outras formas de expressão, como as artes plásticas, o vídeo e a contação de histórias, através da escrita e da oralidade”, complementa o artista.
Cuiabá é o terceiro município a receber o projeto. O primeiro foi Campos dos Goyatacazes, em março, e o segundo Macaé, em maio.
HorárioSabádo, das 9h às 17h
Domingo, das 9h às 13h
Inscrições gratuitasVagas limitadas
Informações ao público:
http://www.pavilhaodasartes.comguiasafetivos2010@gmail.com(65) 3613- 9230 / (21) 2224-5102

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.