terça-feira, 12 de abril de 2011

Pinacoteca de Mato Grosso: exposição retrata 35 anos das artes visuais em MT

“Um tesouro inestimável para o patrimônio artístico e cultural do Estado”. Assim se descreve o conjunto de 340 obras, pertencentes ao acervo da Pinacoteca da Secretaria de Estado de cultura de Mato Grosso (SEC-MT). O acervo composto por pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e objetos será exposto a partir do dia 26 de abril, inaugurando a temporada de exposições do Pavilhão das Artes de MT, localizado no Palácio da Instrução.

Através da exposição `ACERVO – Pinacoteca do Estado’, a Secretaria de Estado de Cultura leva ao público um panorama das artes visuais de Mato Grosso, por meio de três gerações de artistas plásticos mato-grossenses. O acervo começou a ser constituído no ano de 1976, pela extinta Fundação Cultural de Mato Grosso, que adquiriu obras de artistas como Ignês Correa da Costa(1907-1978), João Pedro de Arruda, Dalva de Barros, Humberto Espíndola, Conceição de Freitas, Clóvis Irigaray, João Sebastião juntamente com outras obras doadas por instituições e pessoas físicas e em prêmios aquisições no Salão Jovem Arte Mato-grossense.

A exposição composta com cerca de 50 obras, reúne os principais artistas da Pinacoteca do Estado: Ignês Côrrea da Costa, Dalva de Barros, Humberto Espindola, João Sebastião, João Pedro de Arruda, Clóvis Irigaray, Adir Sodré, Gervane de Paula, Jonas Barros, Vitória Basaia, Benedito Nunes, Carlos Lopes, Conceição de Freitas, Nilson Pimenta e Clínio Moura.

O Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Antonio Cuiabano Malheiros, explica que a Pinacoteca é um patrimônio inestimável. "O Governo tem orgulho de abrir a temporada de exposições no Palácio da Instrução com o acervo da Pinacoteca, que reúne obras dos mais representativos artistas de Mato Grosso". Para receber a exposição, o Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução em Cuiabá passou por uma reforma. Arquitetos, produtores culturais e artistas plásticos do estado atuaram na preparação do espaço que abrigará essa e outras exposições durante o ano.

Naine Terena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.