SEC-MT comemora dia mundial da fotografia com Encontro
Projeção de fotógrafos que atuam em MT faz parte da programação. FOTO: IZAN PETTERLE |
A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) abre o espaço do Pavilhão das Artes para o Encontro de Fotografia de Mato Grosso 2011. O evento ocorre nessa sexta-feira (19.08) dia mundial da fotografia, e preencherá o dia todo com debates, leitura de portfólios, oficina de fotografia, projeções de fotógrafos e abertura de duas exposições. A Solenidade de Abertura esta marcada para 08h30 da manhã no Salão Nobre do Palácio da Instrução.
Logo após a abertura, teremos o lançamento do 1° Prêmio Bolsa de Pesquisa Fotográfica Arne Sucksdorf, projeto contemplado pelo Programa Mais Cultura - Microprojetos da Amazônia. O prêmio vai selecionar três fotógrafos para realizar um ensaio com o tema "Pantanal". Cada um receberá uma bolsa-estímulo no valor de R$ 3 mil e uma bolsa de estudos na Escola Fisk. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de setembro.
Segundo o secretario deputado João Malheiros, o Encontro faz parte do programa atual de gestão cultural da SEC-MT que visa valorizar quem produz e incentivar novos artistas e profissionais das artes, e nesse caso, da fotografia. “A secretaria tem o compromisso de mobilizar os setores da cultura para promover eventos que projetem nossos agentes culturais”, constata Malheiros.
O evento conta com a parceria da Agecopa, Escola Fisk, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sebrae-MT, José Medeiros Imagem, Editora Entrelinhas, Projeto Despertando Talentos da Prefeitura Municipal de Nova Mutum e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.
Exposições
Foto em Infravermelho da exposição "No dia mais claro" de Márcio Hudson |
Outro ponto alto do Encontro é a abertura, às 19h, das exposições "No dia mais claro", do fotógrafo Márcio Hudson, e "Nova Mutum - Além do que se vê", resultado de uma oficina de fotografia do Programa Despertando Talentos sob a coordenação do fotógrafo Laércio Miranda. Há também a projeção do trabalho de fotógrafos atuantes no cenário mato-grossense organizada e produzida pela agência José Medeiros Imagem que ocorre no pátio interno do Palácio da Instrução às 20h.
Da série de nú artístico em Infravermelho de Márcio Hudson |
Márcio Hudson traz para o Pavilhão das Artes a sua paixão atual no mundo das imagens, a fotografia infravermelha. "No dia mais claro" apresenta fotos de paisagem, arquitetura e nu artístico feitas com uma câmera alterada para registrar somente imagens em infravermelho. Já "Nova Mutum - Além do que se vê" é o resultado prático de uma oficina de fotografia realizada em abril de 2011 no município distante 300 km de Cuiabá-MT.
São 25 fotógrafos que vão fazer parte da projeção. FOTO: SÉRGIO SOARES |
A agência José Medeiros Imagem vai trazer para o pátio interno do Palácio da Instrução registros fotográficos de 25 profissionais e amantes da fotografia que atuam captando imagens nos quatro cantos de Mato Grosso. É a oportunidade de identificar o trabalho desses profissionais que com imagens projetam o Estado nacional e internacionalmente.
Tecnologia Digital na Comunicação Visual
As informações atuais e opiniões de especialistas da fotografia e de áreas correlatas podem ser conferidas no painel "O impacto da tecnologia digital na comunicação visual, novos paradigmas e as tendências estéticas no século XXI" que ocorre às 10h no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Participam desse painel o fotógrafo e publicitário, Mácio Hudson, o coordenador do curso de Comunicação Social da Unic, Emanuel Santana, o publicitário Alexandro Uguccioni Romão, e a coordenadora do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, a professora doutora Maria Thereza Azevedo.
Esses profissionais e pesquisadores também participam de uma Leitura Coletiva de Portfólio às 14h. Serão seis projetos que passarão por uma análise do ponto de vista estético e semiótico, de modo a contribuir para o desenvolvimento de ensaios pessoais em fotografia. As imagens serão projetadas para que o público possa acompanhar a leitura.
Segundo a gerente de Artes Visuais da SEC-MT, Magna Domingos, a Leitura de Portfólio é tradição em eventos de fotografia pelo mundo. "Ela tem um papel pedagógico importante para a organização e direcionamento das poéticas individuais, pois discutem tecnicamente os trabalhos apresentados", afirma Magna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.