O pianista Nilo Cunha, a flautista Myriam Hidber Dickinson e o instrumentista e pesquisador de música antiga Willian Dickinson |
Com um repertório que contempla a música erudita internacional o espetáculo terá peças de Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Albert Franz Doppler e Philippe Gaubert, bem como músicas dos brasileiros Pixinguinha, Benedito Lacerda e Rodrigo Botter Maio. A escolha das peças em arranjos para flauta e teclas objetiva uma abordagem desde o período Barroco ao Moderno.
Cuiabá é a primeira cidade brasileira a receber o concerto “A Flauta através dos tempos” nessa apresentação única. Os músicos também o apresentarão em Campo Grande , no interior do Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.
O secretário de Estado de Cultura, deputado João Malheiros, fala da importância de apoiar iniciativas de circulação cultural como essas, no sentido promover o intercâmbio no estado de Mato Grosso. Essa troca é muito importante para oxigenar a nossa produção artística, além de proporcionar produto cultural de qualidade para o publico matogrossense.
Os músicos
O concerto comemora os 22 anos do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez e consolida o apoio que os instrumentistas estrangeiros dão para a complementação dos estudos do jovem pianista Nilo Cunha na Europa. Nilo foi aluno do conservatório por 8 anos onde obteve o diploma de técnico em Música. Posteriormente mudou-se para Campo Grande (MS) onde, em 2008, conheceu Myriam e William Dickinson, numa passagem dos músicos pela capital sul-matogrossense.
O casal Dickinson tem uma carreira internacional consolidada no campo da música erudita tanto na academia como nos palcos. É a quarta vez que eles vêm ao Brasil. Myriam teve sua formação musical na Suíça em locais como Schaffhausen Conservatory e Zurich Musikhochschule. Ela vive um momento bem agitado em sua carreira, com uma agenda internacional intensa, como solista de orquestras e outras formações musicais em diversos países, tais como: Suíça, Itália, Áustria, França, Estados Unidos, Bulgária, Egito e Ucrânia.
Álbum "Cores" de Myriam Hidber Dickinson |
Atualmente, Nillo Cunha cursa Graduação em Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. É professor e regente de dois corais em Campo Grande (MS). Por meio do contato com os Dickinsons ele obteve uma bolsa de estudos na Suíça e foi orientado por renomados professores da área musical naquele país. Ao lado de Myriam e William realizou concertos também na Alemanha e na França.
Master Classes
Para músicos interessados em saber mais sobre a forma de interpretar peças de música antiga, história dos instrumentos e história da arte musical, o professor Willian Dickinson vai realizar na quinta-feira (28.07) um ‘Master Classes’, que seria uma aula para músicos que se dividem em executantes ou ouvintes. A aula ocorre no Conservatório de Música Lorenzo Fernandez.
Willian é nascido norte-americano, mas naturalizou-se na suíça. Ele constituiu sua carreia, de mais de 40 anos, em territórios americano, europeu e também asiático. É filho de uma mulher indonésia e por isso passou uma parte de sua vida no país de origem da mãe.
É mestre em música pelo Instituto de Artes da California (Los Angeles) e especialista em música antiga (flauta, canto, baixo continuo e regência) pela Escola Basiliensis Cantorum. Foi regente de grupos de musica antiga e cameratas nos vários lugares onde viveu. Atualmente é professor de Música de Câmara e de Música antiga no Conservatório de Winterthur. Outra curiosidade é que sua primeira formação acadêmica foi em bioquímica na Universidade de Harvard- EUA.
SERVIÇO
Concerto: “A Flauta em todos os tempos”
Com Myriam Hidber Dickinson (flauta) e Nillo Cunha (piano)
Participação especial de Willian Dickinson (flauta)
No Salão Nobre do Palácio da Instrução (Praça da República ao lado da Matriz)
Dia 27 de julho as 19h30
Informações: (65) 36139230 (Pavilhão) ou 33223308 (Conservatório)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.