Três anos de funcionamento mostra resultados

Pavilhão das Artes

Exposição apresenta parte de produção do Centro-Oeste

Integrantes do Coletivo à Deriva abriram o evento

SEC lança Proac 2013

Todas as atividades são gratuitas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pavilhão das artes realiza curso para elaboração de projetos culturais

De 31 a 04 de fevereiro o Pavilhão das Artes realiza a segunda edição da oficina de Projetos e Práticas Culturais. A oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes uma aula prática de elaboração de projetos para a Lei Rouanet pela ferramenta do Salic Web e Proac. O curso é realizado pela  Secretaria Estadual de Cultura (Sec) e será realizado das das 18 às 21 horas, no Palácio da Instrução, em Cuiabá.
Ministrado pela orientadora Keiko Okamura, o curso será dividido em duas partes, a teórica e a prática. De acordo com Keiko, as oficinas terão como intuito ensinar aos participantes a elaboração do projeto desde o conceito até o orçamento. “Vamos elaborar um trabalho apresentando todas as etapas de um projeto” pontuou Okamura. 

Lei Rouanet e Web
Há um ano o Ministério da Cultura adotou a prática das planilhas online para facilitar no cadastramento dos projetos. Por este motivo o curso também oferece aos participantes a simulação da aplicação de projetos nas planilhas online, como explica Okamura.
“Muitas pessoas tiveram a dificuldade com este novo procedimento, e por isso vamos, através da prática, orientar os participantes no preenchimento do projeto online corretamente. Caso não seja feito de acordo com as normas do edital, não há a possibilidade de inscrever o projeto” concluiu.
O curso atenderá dez participantes. A carga horária será de 20 horas e cada aluno terá acesso a um computador com internet, além do certificado.
SERVIÇO:
O que: Oficina de Elaboração de Projetos
Local: Pavilhão das Artes – localizado no Palácio da Instrução
Data: de 31 de janeiro a 4 de fevereiro
Horário: das 18 às 21h
Informações: 3613-9230

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pavilhão das Artes recebe a Oficina “O CORPO TECENDO AÇÕES"

Pavilhão das Artes recebe a Oficina “O CORPO TECENDO AÇÕES”, com o renomado bailarino e diretor de teatro Tarcísio Ramos Homem de Belo Horizonte (MG), que acontece de 04 a 08 de janeiro de 2011, das 18h às 22hs.

O projeto é uma realização do Núcleo de Pesquisas Teatrais e Cia Pessoal de Teatro em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura por meio do Pavilhão das Artes. A oficina de pesquisas teatrais está voltada para profissionais das artes cênicas e já está na sua terceira  Edição e é realizada anualmente. Nesta edição o projeto conta com 22 participantes.

O objetivo do trabalho é estabelecer uma conexão entre o treinamento corporal (sensibilização e consciência), a criação e a composição cênica, discutindo e refletindo sobre a dramaturgia do movimento e suas relações com diferentes processos criativos. A cada dia são desenvolvidos diversos exercícios corporais no intuito de potencializar o corpo através do estudo das estruturas e dos mecanismos do movimento. A relação com o espaço, estudo de dinâmicas e qualidades do movimento, a respiração e os estados de ânimo, jogos de contato-improvisação, exercícios de concentração, jogos teatrais e dança.

Para Tarcisio Homem o mais importante é que o trabalho possa continuar no campo da pesquisa, da experimentação e principalmente que os participantes tenham coragem de seguir com o compromisso e realizar muito bem o seu trabalho, no caso a arte, diz Tarcisio.

Este projeto também tem como proposta contribuir para a formação artística. O principal objetivo é que possam surgir multiplicadores para a proposta de pesquisas teatrais e fortalecer ainda mais o artista enquanto profissional, diz Juliana.

Juliana Capilé ainda acrescenta a importante parceria com o Pavilhão das Artes, local que está com a proposta de ser um centro de referência voltado para o estimulo ao processo criativo, valorizando o artista enquanto criador. Um espaço necessário para o desenvolvimento da arte em Mato Grosso, diz Juliana.

Tarcísio Ramos Homem teve sua formação em dança contemporânea no extinto TRANSFORMA de Marilene Martins, onde estudou e integrou o Grupo Profissional. Atuou em diversos grupos profissionais de Dança Teatro como o Oficcina Multimédia da Fundação de Educação Artística, a Cia Dudude Herrmman, o Grupo Teatro Andante, dentre outros. Por 12 anos foi professor de expressão corporal do curso de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Bailarino/Ator, Diretor e Professor, há 27 anos vem se dedicando ao ensino, pesquisa e direção nas áreas de Dança-Teatro, com experiências no Brasil e no exterior.

Serviço:
O que: Oficina “O CORPO TECENDO AÇÕES”
Quando: 04 a 08 de janeiro de 2011
               Das 18 às 22 horas
Onde: Pavilhão das Artes – Palácio da Instrução
           Praça da República, Centro, Cuiabá/MT




Informações: 3613 9230